i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2016

Marionetas para Animação Stop-Motion [ESGOTADO]

28 MAIO 14.00 » 18.00

Os Formadores

Joana Nogueira nasceu em 1988 em Moledo do Minho, licenciada em Artes Plásticas pela ESAD das Caldas da Rainha, e a terminar Mestrado em Ilustração e Animação pelo IPCA, em Barcelos. Lecionou disciplinas artísticas a alunos do terceiro ciclo e secundário. Atualmente trabalha em escultura, ilustração e animação como freelancer, monitoriza ateliers infantis de Artes Plásticas e realiza workshops para jovens e adultos.

Milton Pacheco nasceu no ano de 1989, em Albufeira. Licenciou-se a 2010 em Artes Plásticas pela ESAD (IPL) das Caldas da Rainha. Em 2011, frequentou a Especialização em Fotografia no ISLA, em Lisboa. Concluiu em 2014 o Mestrado em Fotografia e Cinema Documental na ESMAE.IPP no Porto, com a publicação do projeto fotográfico Paisagem Souvenir. Entre 2014 e 2015 colaborou na produção de vários projetos audiovisuais na Academia RTP, no Centro de Produção do Norte da RTP, em Vila Nova de Gaia. Colabora desde 2014 na curta-metragem de animação “Pronto, era assim”, como produtor e distribuidor, diretor de fotografia, desenho e construção de cenários e pós-produtor de vídeo.

Patrícia Rodrigues nasceu em 1989 em Albufeira. Licenciou-se em Design de Comunicação e Produção Audiovisual em 2010, pela ESART do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trabalhou como designer gráfica desenvolvendo competências na área da Identidade Corporativa. Em 2012 decide investir numa área de maior interesse, e ingressa no Mestrado em Ilustração e Animação, no IPCA, em Barcelos. Atualmente? encontra-se a finalizar o mestrado? e? tem trabalhado em várias áreas como design gráfico, motion graphics e animação.

Sinopse

Encontro com realizadoras/animadoras de uma curta-metragem documental em stop-motion, onde serão abordadas as técnicas utilizadas no filme. Será feita a apresentação do seu processo de construção e realizados pequenos exercícios que explorem capacidades de movimentação do corpo e orientação para o lip sync.

 

O EI! Marionetas disponibiliza materiais e ferramentas aos formandos para esta oficina todavia se assim o pretenderem poderão trazer os seus próprios materiais.

» pequenos brinquedos (tais como: Playmobil, legos, barbies, etc.)

» revistas, jornais e/ou folhetos; estes devem ter imagens interessantes e/ou cores

» papel de cor, espuma EVA, cartolinas

» plasticina

» botões, agulhas, alfinetes, pioneses, clips, agrafos, linhas e/ou lãs

» colas e tesoura

» lápis de cor, canetas, lápis e outros riscadores

» objetos que considerem interessantes para animar

 

 

Opcionalmente, os formandos poderão fazer-se acompanhar do seu computador portátil, tripé e máquina fotográfica. A máquina fotográfica deverá ser compatível com o software DragonFrame e o portátil deverá possuir o software DragonFrame instalado. Consultar mais informações sobre o software DragonFrame (que possui uma versão TRIAL com licença gratuita para 30 dias de utilização) e compatibilidades em www.dragonframe.com