i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2016

Benilde Bzzzoira

29 MAIO 15.00

A Companhia

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

A Companhia foi fundada em 2002, data que marca o início da nossa atividade profissional. Na simbiose de uma linguagem simbólica, que conjugue o património e legado tradicional e o pensamento e universo contemporâneo, nem sempre pacífica surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria. O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza. O de explorar a cultura e as culturas, a crença, a lenda, aliando-se à urbe, à exploração tecnológica, à velocidade da aldeia global.

Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos.

Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

Sinopse

Existem Bzzzoiras que contam histórias de Moiras de encantar,

Existem Bzzzoiras que contam as Moiras, têm asas, e podem voar.

Da barca, a princesa Moira é prisioneira,

Pois ali guarda um tesouro,

de um rio chamado Douro.

Mas nas margens do rio,

um pescador ouve a Moira a chorar,

e logo a quer salvar.

Em sol se vai transformar para as águas do rio secar,

Em chuva se vai transformar para as águas do rio inundar,

Em vento se vai transformar para as águas do rio empurrar,

Em terra se vai transformar para as águas do rio parar,

Em peixe se transformou e a Moira ele salvou, mas no rio ele ficou.

Ficha Artística