Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2018

A Menina Que Vendia Fósforos | ESPETÁCULO DE MARIONETAS

Sinopse / Sinopsys

Era uma vez o primeiro dia do ano

Num lugar onde fazia muito frio

Era uma vez uma menina que vendia fósforos

Num lugar onde fazia um frio de rachar

Era uma vez uma menina ausente

Porque com a sua mente

Viajou para outro lugar

E quis lá ficar.

 

“A Menina Que Vendia Fósforos” (a partir do conto de Hans Christian Andersen) além de propor uma reflexão sobre alienação social explora a ideia de um conforto simples e lúdico, metamorfoseando o quotidiano sentido de felicidade proteção e conforto. A Menina inicia a sua libertação de uma realidade triste fantasiando momentos agradáveis e surreais como única alternativa ao expoente máximo de sofrimento e solidão.

 

It was the first day of the year

In a very cold place

There was a little girl who sold matches

In a place where it was freezing cold

There was an absent little girl

Because in her mind

She traveled somewhere else

And wanted to stay there.

 

“The Little Match Seller” (based on the tale by Hans Christian Andersen) proposes a reflexion on social alienation and explores the idea of a simple and playful comfort, metamorphosing the daily sense of happiness protection and comfort. The little girl starts to liberate herself from a sad reality fantasizing pleasant and surreal moments as only alternative to the maximum exponent of suffering and loneliness.

Red Cloud - Teatro de Marionetas

A Red Cloud Teatro de Marionetas é uma companhia portuguesa sediada em Aveiro. Apresenta-se a crianças e adultos através de espetáculos e workshops, participa em festivais nacionais e internacionais de teatro com marionetas e estabelece parcerias com várias instituições públicas e privadas.

Com base no mote “Marionetas em Movimento” trabalha em 4 eixos fundamentais:

Criação e itinerância de espetáculos. Investigação e desenvolvimento da sua linguagem em contexto contemporâneo com o foco na experiência cinemática do teatro.

Preservação e difusão de uma relíquia cultural portuguesa com mais de 200 anos, o “Teatro Dom Roberto”.

Sensibilização e formação de públicos não só no âmbito da construção e manipulação de marionetas como também nas diferentes áreas artísticas dentro do contexto teatral em geral.

Está a desenvolver o projeto ID: Memória Itinerante cofinanciado pela EDP Produção no âmbito do Programa Tradições 2016-2018 que visa a preservação, promoção e recuperação do “Teatro Dom Roberto”.

Desenvolve parcerias com várias instituições das quais se destacam a nível nacional a Câmara Municipal de Aveiro, de Estarreja, Teatro Aveirense, Cine Teatro de Estarreja. Já apresentou seu trabalho em palcos internacionais, como Royal Opera House, em Londres e participou em festivais internacionais de teatro de marionetas no Brasil, Espanha e Bélgica.

Entre 2013 e 2015 participou em produções internacionais, tendo a seu cargo a construção e manipulação de marionetas em "El Gato Con Botas", na Royal Opera House, Londres e “How to Drink a Glass of Water” no Tunbridge Wells Puppetry Festival.