Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2018

Edvardo Madrugada – criação plástica de Migvel Tepes | EXPOSIÇÃO DE MARIONETAS

Sinopse / Sinopsys

"Tinha eu quinze anos quando me vieram perguntar se queria ir até Vila do Conde, construir uns bonecos, experimentar técnicas, experimentar materiais e isto tudo gratuitamente! O ano de 2017 marcou os vinte anos desde a primeira aventura no mundo do teatro de marionetas, ainda que todo esse imaginário tenha começado bastantes anos antes com a televisão, em particular com as séries “The Muppet Show”, “The Storyteller”, a versão portuguesa da “Rua Sésamo”, e mesmo com os projetos nacionais como “A Árvore dos Patafúrdios”, “Os Amigos de Gaspar” e “No Tempo dos Afonsinhos”.

Apesar de ter optado pela formação em artes plásticas, as colaborações na área do teatro de marionetas nunca deixaram de surgir muito graças aos convites da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, cuja ligação tinha sido iniciada com os seus elementos desde muito cedo aquando do projeto intitulado “Cantares a S. João” em 1997, muito antes de a companhia surgir, algo que só vem a acontecer em 2002. Os últimos anos têm sido fortemente marcados com incursões consecutivas neste mundo das marionetas, seja pelo apoio à construção, criação e cocriação de marionetas e cenografias, ou pela participação no concurso “Marionetas e outras Formas de Animar – Mar-Marionetas Festival Internacional de Marionetas de Espinho”, no qual fui premiado por diversas vezes. Como tal, e após ter iniciado a conceção de duas marionetas, personagens de uma história vaga no papel, conclui que seria perfeita a comemoração destas duas últimas décadas com a criação do meu próprio espetáculo de teatro de marionetas com o Edvardo Madrugada como protagonista.

Num primeiro passo, fiz-me pensar em personagens, cenografias, uma ou outra ideia de narrativa e uma ou outra ideia para transmitir ao público. Mas logo, o que seria mais natural, era ter o apoio e participação de quem me fez reforçar a ideia de poder explorar esta área. A proposta foi apresentada e rapidamente as ideias começaram a desenvolver… Eu passaria a cocriar um espetáculo com “os” Teatro e Marionetas de Mandrágora."

- Migvel Tepes

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

A Companhia foi fundada em 2002, data que marca o início da nossa atividade profissional. Na simbiose de uma linguagem simbólica, que conjugue o património e legado tradicional e o pensamento e universo contemporâneo, nem sempre pacífica surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria. O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza. O de explorar a cultura e as culturas, a crença, a lenda, aliando-se à urbe, à exploração tecnológica, à velocidade da aldeia global.

Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos.

Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.