Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2018

Os Mostrengos – Parada dos Sete Mares | PERFORMANCE

Intro

Esta criação nasce do convite da Volvo Ocean Race, Lisboa 2017. "O mar é o que nos une".

Sustentabilidade, harmonia entre o homem e a natureza, o enaltecimento da força humana, da coragem, da conquista! O homem capaz de vencer os medos! De vencer os seus monstros!

 

This creation was born from Volvo Ocean Race - Lisbon 2017 invitation. "The sea is what unites us".

Sustainability, harmony between man and nature, exaltation of human strength, courage, conquest! The man who can overcome his fears! Of beating your monsters!

Sinopse / Sinopsys

Pensar no gigante, na rua, no espaço público, na performance.

"Como peixe fora de água", das antigas cartas e mapas marítimos demos forma, figura e vida a muitas criaturas marinhas. São 5 criaturas cada uma com mais de 2 metros de comprimento, que nadam a quase 2 metros de altura, por vezes em cardume, por vezes perdidos nos sons aquáticos do espaço, todas diferentes entre si, mas unidos pelo meio que os envolve. São peixes que vivem, habitam, procuram alimento, saindo das profundezas e respirando ao lado do homem, deixando-o deslumbrado.

Uma chamada de atenção, de consciências, um alerta para a proteção marinha, uma homenagem ao mar e seus segredos.

 

To think of the giant, on the street, within the public space, as a performance.

"Like fish out of water", from the ancient charts and sea maps we gave it shape, shape and life to many marine creatures. There are 5 creatures, each one with over 2 meters in length, swimming almost 2 meters high, sometimes in schools, sometimes lost in the aquatic sounds of space, and all different from each other, but united by the environment that surrounds them. They are fish that live, inhabit, seek food, coming out of the depths and breathing beside the man, leaving him dazzled.

A call of attention, of consciences, an alert for the marine protection, a homage to the sea and its secrets.

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

A Companhia foi fundada em 2002, data que marca o início da nossa atividade profissional. Na simbiose de uma linguagem simbólica, que conjugue o património e legado tradicional e o pensamento e universo contemporâneo, nem sempre pacífica surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria. O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza. O de explorar a cultura e as culturas, a crença, a lenda, aliando-se à urbe, à exploração tecnológica, à velocidade da aldeia global.

Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos.

Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

CO-PRODUTORE(S) / PARCEIRO(S) / COLABORADORE(S)