Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2021

Maresia | CINEMA COM MARIONETAS

Sinopse

Maresia conta a história dos animais do mar. O mar limpo que deixa a estrela do mar todos os dias admirar a estrela do céu. Mas um dia o mar deixa de ser transparente, os animais ficam doentes, porque o lixo da praia chega em força ao mar, destruindo o habita destas criaturas.

Este é um projeto comunitário em parceria com o Agrupamento de escolas À Beira Douro.

Projeto adaptado para vídeo devido à situação pandémica.

Agrupamento de Escolas À Beira Douro

Um projeto nasce da vontade de satisfazer uma dada necessidade ou de resolver determinado problema com que a realidade nos confronta. Uma sociedade que se quer projetar no futuro necessita de uma escola sempre em renovação, viva e criativa, não só a nível ideológico, como também a nível de atitudes. Apesar da herança cultural, comum a toda a comunidade escolar, e do território, fatores que constituem um todo com características e dinâmicas próprias. A especificidade de cada Agrupamento caracteriza a sua lógica de funcionamento.

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

Ficha Artística