Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2021

BicimariOfOne | ESPETÁCULO

Sinopse

Uma estranha e velha bicicleta, cheia de utensílios, é o veículo para uma grande viagem sonora e intemporal. A cada pedalada um som. Toca o pé, soa a chaleira e até uma caixa de bolachas revela um doce ingrediente musical. No soar do trompete ecoam outras ideias e formas de ver o presente e imaginar o futuro. Um trompetista, dois atores marionetistas, duas bicicletas e muitos objetos e instrumentos, juntamse para ajudar a transformar um simples momento num dia especial. As suas brincadeiras e jogos musicais vão despertar sentimentos, relembrando que mesmo separados devemos continuar a sonhar, brincar e maravilhar em conjunto.

Projeto especialmente criado para tempos de pandemia.

Boca de Cão - teatro de rua e formas animadas

A Boca de Cão - Teatro de Rua e Formas Animadas surge do amor às artes plásticas e ao teatro de rua, iniciando o seu percurso com o espetáculo de marionetas humanas "Agostinho e Felicidade" em 2013. Da vontade de continuar a apresentar criações específicas para a rua e de desenvolver um universo próprio de fusão da estética tradicional com a contemporaneidade, Hugo Ribeiro e Muni Joana Domingos fundam a companhia em 2015, no Festival Mar Marionetas de Espinho onde estreiam os espetáculos "Alforria" em 2016, "Toque de Caixa" em 2017 e "A Fonte" em 2018, uma cocriação com Anymamundy e encenação de Tommy Luther. Igualmente em 2018 criam as animações de rua "Ristorante" e "O Misterioso Caldeirão da Bruxa". Em 2019 criam em conjunto com os Anymamundy o projeto "A viagem" a convite do Município de Silves e iniciam o trabalho da sua 6ªa criação "Leonor e o pequeno circo" com estreia prevista para 2020. Ainda antes da pandemia visitar o nosso país estrearam a Exposição "Boca de Cão, 5 anos a dar vida à imaginação" onde apresentam trabalhos desde 2010, bem como revelaram processos de construção e materiais. No desenrolar da quarentena desafiaram os músicos da Mafagafa Associação a criar em conjunto "Cabeça de vento, nos pés o alento", uma primeira aproximação ao cinema de marionetas. Neste momento encontram-se a preparar a 7ª criação da companhia "BicimarOfOne", um projeto de rua a pensar nos novos desafios que vivemos, com estreia marcada para Agosto de 2020.

Além das formas animadas, desenvolvem desde 2010 criações plásticas, instalações e performances para o espaço público, e colaboram com várias companhias de teatro, marionetas e circo, no desenho e construção de cenografia, adereços, marionetas e interpretação, tais como Teatro do Frio, PELE, Radar 360º, Erva Daninha, Nuvem Voadora, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Comédias do Minho, AlbergAR-Te, entre outras. A destacar a participação na criação da cenografia e interpretação do espetáculo "Os Transportadores" da Companhia Radar 360º, projeto vencedor da 1ª Bolsa Isabel Alves Costa, parceria FIMP, Comédias do Minho e Teatro Municipal do Porto em 2015.

Os Artistas são apoiados pelo Município de Espinho através de residência artística no Museu Municipal de Espinho.

Ficha Artística

Downloads