Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2022

Areias | OFICINA DE ILUSTRAÇÃO

Sinopse

A menina bordava os nomes dos camelos debaixo das montanhas, onde o ouro se dilatava em fios de água coloridos. Delicadamente, extraía das areias um tesouro submerso que os seus antepassados guardaram.

Alquimista, destilava na abóbada celeste cores que navegavam o espaço em liberdade. E pouco a pouco, os seus olhos abraçavam de cor todo o mar de areias.

Teatro de Formas Animadas, a partir das artes plásticas, utiliza técnicas de manipulação de materiais diversos para construção de formas e imagens em movimento, numa exploração de territórios anfíbios que vão do teatro de marionetas ao vídeo.

Uma narrativa que fala dos milhões de deslocados que todos os dias procuram um lugar para colorir.

Um teatro visual, poético e contemplativo, acerca das cores que unem a Terra.

Imaginar do Gigante [ Portugal / Esmoriz ]

Os gigantes são seres muito imagináveis. Têm tamanhos diferentes, podem mesmo ser do teu tamanho.

Trabalhamos para os gigantes mais pequenos. A nossa força e resistência nascem da imaginação de cada um de nós.

Por vezes imaginamos coisas muito inimagináveis, como livros, teatro e lugares para fazeres das tuas. Um mundo imaginário de coisas complicadas para descomplicar e ajudar as crianças a crescer como um gigante.

Anabela Dias

Licenciada em Pintura pela ARCA/EUAC, em Coimbra. Decidiu depois, que o Porto seria um bom local para poder mostrar o seu trabalho como ilustradora e, desde então, é o Porto a sua casa.

Foi diretora de arte numa agência de publicidade e, atualmente, é freelancer em ilustração e design gráfico. Conta já com mais de duas mãos-cheias de livros editados com ilustrações suas, e tem participado em diversas exposições individuais e coletivas.

Distinções de relevo: Prémio de Ilustração na 7.ª Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, 1994. Distinção no 15.º Prémio Nacional de Ilustração, 2011. Selecionada para o 7.º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira, 2014. Selecionada para o V Catálogo Ibero-Americano de Ilustração 2014. Menção Honrosa da 3x3, Illustration Annual Magazinen.º 13, 2016. Shortlist do 3.º Nami Island Picture Book International Illustration Concours 2016. Selecionada para a revista 3x3, Illustration AnnualMagazine n.º 15, 2018, na categoria Merit Award.

Ficha Artística

Links