Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2022

aldeia balão e os aeronautas | ESPETÁCULO DE MARIONETAS

Sinopse

Uma máquina voadora transporta os seus poucos habitantes por um mundo de metáforas. Tentam reviver uma vida que já não existe; tentam compreender as pedras, a terra e a areia. Criam rotinas e reinventam criaturas de uma ruralidade desaparecida. Habitam um espaço imaginário, sobrevoam a realidade, e ali na máquina fazem desfiar histórias com princípio e sem fim. De gente se faz a "aldeia balão" e o seu maior desejo é ter um lugar onde possam habitar os seus sonhos…

Nesta criação criada para a rua, cruzam-se linguagens, marionetas, objetos, artes circenses e música ao vivo! É uma criação metafórica que procura nas pequenas coisas saborear o que é amplo, a vivência conjunta!

Esta criação foi idealizada para o programa "aldear" desafiando aldeias e espaços rurais a embrenharem-se no teatro simbólico que a "aldeia balão" propõe, a de construirmos uma visão poética e artística do nosso território interior!

A criação aldeia balão é um espetáculo, que unindo-se aos “aeronautas”, se transforma numa ampliação criativa comunitária.

O projeto aeronautas vem da necessidade de explorar com a comunidade as ponderações sobre as perdas dos atos sociais, a extinção de património, novos caminhos de construção de uma aldeia global, as premissas da colaboração em equipa na construção de uma mentalidade conjunta como resultado de vários processos criativos, de analise e observação artística numa atitude pro-ativa social direta, intervindo no espaço público.

Teatro e Marionetas de Mandrágora [ Portugal ]

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

Ficha Artística

Links

Downloads