Ei! MARIONETAS 2022
Teatro de Robertos | TEATRO DE MARIONETAS
- Teatro e Marionetas de Mandrágora [ Portugal ]
- todos os públicos . 30min . entrada livre
- 9 JULHO 10.00 . SÁBADO | Jardins da Biblioteca Municipal Gondomar Camilo de Oliveira
Sinopse
Estas histórias partem de uma memória tradicional que chega até nós, provando através de simples fantoches como somos desafiadores quando queremos cumprir os nossos desejos.
Num teatro profundamente interventivo com o público, jogando com a comicidade e com os sentimentos mais primários, o Roberto faz o público gritar, saltar das cadeiras, criar empatias, e por momentos o espetador é também o Roberto que desafia as leis, as convenções e que se torna invencível...
"O Barbeiro Diabólico"
Rosa e Roberto vão casar, mas para tal ele terá de ir ao barbeiro.
Feita a barba recusa-se a pagar e depois de uma luta mata o barbeiro. O padre celebra o enterro, mas o polícia vem prender o Roberto que também lhe oferece o mesmo destino. Eis que o diabo aparece, que enganado pelo Roberto tem o mesmo fim que os anteriores. Logo surge a morte que vem para o levar, mas mais hábil que o destino o Roberto vence a própria morte!!!
"O Castelo dos Fantasmas"
Prisioneira na torre do castelo, Rosa espera a ajuda de Roberto, mas para lá chegar Roberto terá de passar o crocodilo, enfrentar o gigante que habita o castelo e por último enfrentar os fantasmas que habitam o habitam! Só mostrando-se capaz de atravessar estas provações será capaz de alcançar a sua Rosa!
Desde 2010 que percorro festivais e contacto com os bonecreiros tradicionais. Creio ter visto quase todos. Durante estes anos, fotografei, conversei, filmei e logo desde o início surgiu uma enorme paixão que me levou a uma maior investigação tentando compilar registos escritos da sua presença em Portugal. Observei as histórias, as barracas, os fantoches, os adereços e tornou-se inevitável criar um Teatro de Robertos, caminhando pelo legado tradicional, mas fazendo apropriações pessoais.
Teatro e Marionetas de Mandrágora [ Portugal ]
O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.
O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.
Ficha Artística
- DIREÇÃO ARTÍSTICA | Filipa Mesquita
- INTERPRETAÇÃO | Filipa Mesquita
- MARIONETAS E CENOGRAFIA | enVide neFelibata
- FIGURINOS E TECIDOS | Vânia Kosta
- FOTOGRAFIA PROMOCIONAL | Margarida Ribeiro
- DESIGN | Pedro Araújo
- PRODUÇÃO | Teatro e Marionetas de Mandrágora
- PRODUÇÃO EXECUTIVA | Hélder David Duarte
- APOIO | Município de Espinho, Município de Gondomar, Governo de Portugal, Direção Geral das Artes
- AGRADECIMENTOS | Mestre Gil, Rui Sousa
Links
- www.marionetasmandragora.pt
- www.youtube.com/c/MarionetasMandragora
- www.facebook.com/marionetas.mandragora
- www.instagram.com/marionetas_mandragora
