Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2022

Teatro Dom Roberto | TEATRO DE MARIONETAS

Sinopse

Teatro tradicional e popular de marionetas português, o "Teatro Dom Roberto" hoje em dia faz recordar os mais velhos e mostra-se aos mais novos como uma relíquia da nossa cultura! Pelas mãos e palheta de Sara Henriques, os robertos elaborados por Rui Rodrigues ganham vida para a apresentação das duas histórias mais aclamadas do reportório do Dom Roberto, "O Barbeiro" e "A Tourada". Durante cerca de 30 minutos viajamos no tempo, onde a dinâmica de manipulação misturada com o som estridente da palheta e as habituais cenas de "paulada", abrem caminho à marotice disfarçada de ingenuidade, inerente a estas marionetas de luva com cabeças de madeira. Este Teatro era feito nas ruas, praias, romarias e feiras, apenas por um bonecreiro solitário com a sua barraca, fantoches e palheta; objeto que quando colocado no palato amplifica todos os sons emitidos por ele acentuando o jogo de dinâmicas de manipulação, acelerada e ritmada que desde há trezentos anos paira no cimo da Barraca do Dom Roberto, com pequenos ou grandes truques, dependendo do "bonecreiro" e das peças por ele representadas. O Teatro Dom Roberto está para Portugal assim como o Punch and Judy está para Inglaterra, o Guinhol está para França e Polichinello está para Itália. Hoje em dia o Teatro Dom Roberto é uma relíquia da cultura popular portuguesa e parte do património cultural imaterial português representado essencialmente por bonecreiros com uma forte ligação ao teatro de marionetas. Neste reportório apresentam-se as peças "O Barbeiro" e a "Tourada". Estas peças seguiram sempre uma estrutura semelhante, mas eram apresentadas com pequenas diferenças, de acordo com as opções de cada bonecreiro. Nos anos 80, João Paulo Seara Cardoso muda o enredo da peça "O Barbeiro", tornando aquele que nos dias de hoje é conhecido por Dom Roberto no herói do povo, pois é ele que mata o barbeiro e não o contrário como acontecia anteriormente; e acrescenta ainda a façanha de Dom Roberto matar a própria morte afirmando-se assim herói e imortal. Este reportório foi recuperado por Sara Henriques (Actriz e marionetista) a partir dos registos vídeo do Teatro Dom Roberto de João Paulo Seara Cardoso, (Encenador, actor e marionetista). Este espectáculo estreou em Maio de 2012 no Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA) no Jardim da Estrela em Lisboa.

Red Cloud Teatro de Marionetas [ Portugal / Aveiro ]

A Red Cloud Teatro de Marionetas é uma companhia portuguesa, sediada em Aveiro, fundada em 2013. Premiada e com sólido percurso profissional artístico, apresenta-se a crianças e adultos. Participa em Festivais nacionais e internacionais de Teatro e Marionetas, estabelece parcerias e implementa projetos em conjunto com instituições públicas e privadas.

Com base no mote Marionetas em Movimento, amplia o conceito de Marioneta. Investiga e desenvolve a sua linguagem contemporânea na criação regular de espetáculos e posterior circulação. Num limbo entre a tradição e a modernidade cumpre a missão de preservação, divulgação e circulação da tradição popular portuguesa de marionetas "Teatro Dom Roberto".

Ficha Artística

Links