Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2023

Oráculo F.M. | ESPETÁCULO DE MARIONETAS

Oráculo F.M.

O público participa de uma demonstração num festival de ciências paranormais.

O nosso orador está prestes a iniciar a sua conferência onde nos ensinará (especialistas de outras disciplinas, novatos e curiosos) a sua técnica pessoal para se conectar com seres ou energias do além, recorrendo exclusivamente ao poder das rádios. Essa experiência não sairá como planeado e o nosso oráculo entrará numa jornada de transformação aonde gradualmente irá desaparecendo até se tornar uma onda, questão de pura comunicação. Ele nos revelará uma mensagem de advertência da vida após a morte. Uma profecia valiosa, essencial para enfrentar estes novos tempos.

Uma viagem poética, visual e pós-apocalíptica onde o teatro gestual, a manipulação de objetos, as sombras e a “domesticação” das radiofrequências se misturam ao vivo e em direto, fazendo de cada espetáculo uma experiência única.

Apresentação

Uma criação vinda de Espanha para o Ei! Marionetas onde objetos e sombras se misturam numa criação contemporânea imperdível e uma experiência única.

-- Filipa Mesquita

Vudú Teatro

A companhia Vudú Teatro nasceu em 2010. Surgiu como uma plataforma multidisciplinar onde se podiam realizar projetos de teatro, marionetas, literatura e música.

Na sua carreira, foram lançados espetáculos de pequeno e médio formato que costumam ter como denominador comum o teatro visual e gestual, a poesia, o mundo das marionetas (no seu sentido mais amplo), a música e o teatro de sombras. Exemplos disso são: “Sólo 5 minutos” (teatro físico), “Mafia” (lambe-lambe), “La Odisea (de andar por casa)” (sombras e objetos), “Circulando” (rua), “Paco el Callejero” (rua), “Gabinete Poético” (microsshow/livro), “Scriptorium” (teatro de objetos e teatro físico), FM (teatro de objetos e sombras), “Como en casa” (teatro de objetos, encomendado para Generaliat Valenciana); “En Bicicleta” (teatro de objetos e sombras) ou “Fuera Mejor” (teatro documental de objetos, materiais e sombras).

Coproduziu “Cabaret Victoria”, “El Esperpento”, “Trujilloen Kosovo” e “Els Viatjes d'en Filalici” (bonecos e sombras), “Desde las Nubes” (MetaZero).

Sob o rótulo de mesmo nome, foram publicados “La Ley del Paso” e “Gabinete Poético”.

Também foram ministradas oficinas para crianças e adultos: “Reciclando bonecos”, “Os bonecos como ferramenta didática”; “Mitologia do Bairro” (Selecionado em Emergentes UV), “Depois da Sombra do Objeto” ou o ciclo anual de construção e manipulação no FORMATEM do Teatre el Musical (Valencia) entre muitos outros.

Além disso, desenvolve a sua vertente de criador de marionetas e cenografias na própria companhia e com encomendas para outras como “Catacric-Catacrac” (àPunt); “Cabaret Victoria” e “Marie Shelley” (Sala Fénix, Barcelona), “Mercaderes de Venecia” (La Tintxera teatre), “Pacamambo” (Taninna Teatre) para citar alguns exemplos.

Os espetáculos e oficinas da companhia já viajaram para inúmeros festivais na Espanha, Europa e América Latina.

Atualmente, a companhia, em coprodução com Mots de Tète (Eric de Sarria/Philippe Genty), encontra-se em fase de desenvolvimento da nova produção “Oráculo F.M.” que será lançada em 2023.

Ficha Artística

Links

Downloads

Foi Assim ...