Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2023

Jardim das Marionetas | ESPAÇO DE JOGOS

Jardim das Marionetas

No Jardim das Marionetas vais encontram jogos tradicionais que te irão surpreender. Quem diria que as marionetas podem ser alma de tantas formas.

JoguEi!

Através dos jogos tradicionais, criamos um espaço onde colocamos diversas peças alusivas aos nossos espetáculos e marionetas, convidando todos a enfrentar pequenos desafios. Uma forma lúdica de usufruir do jogo e do conhecimento da arte da marioneta livremente.

Painéis fotográficos que homenageiam o teatro de fantoche europeu, bem como o tradicional jogo das argolas, dos sacos, das bolas, criam um espaço de diversão coletiva. A possibilidade da fotografia com a marioneta tradicional da Europa como pano de fundo onde nós mesmos nos mascaramos de fantoche.

Este é um espaço físico autónomo. A manipulação dos objetos é ávida e feroz e nós acreditamos na vital importância deste ato tão próximo e afetivo!

O Mais Maior Grande Dom Roberto

O fantoche mais tradicional português ganha forma e figura.

Sentir o fantoche, dando-lhe a dimensão que para nós marionetistas ele tem, a de um imenso valor. Uma escultura em movimento que circula pelas ruas da cidade, a de uma figura que vive e faz reviver as memórias de um teatro tradicional que renasce e se reinventa!

Jogos Ei! Marionetas

Pensamos que deverá existir um espaço de jogo autónomo, livre e despreocupado. Muitas das nossas memórias estão ligadas aos jogos tradicionais e em diálogo sentimos que um lugar de brincadeira tendo a temática da marioneta como fundo seria uma excelente forma de colocar os pequenos e também os adultos num processo de lidar com os objetos de modo lúdico. Estão a manipular livremente peças, jogos e desafios. São criadores de uma dinâmica ampla com distintas possibilidades em jogos individuais e coletivos.

Após termos instalado no jardim pela primeira vez, veio confirmar as nossas suspeitas. É um sucesso garantido junto das crianças e das famílias. As crianças organizam-se, vão jogando, desafiando-se, as argolas são lançadas pelos pequenos e pelos seus pais sobre figuras alinhadas pintadas como se foram fantoches alinhados a observar os seus manipuladores. Os sacos caem e como recompensa saem painéis onde estão pintadas as principais personagens do Teatro Dom Roberto, as bolas são lançadas e pinturas ilustrativas de diversos espetáculos giram, atribuindo pontos.

Apresentação

O espaço dos Jogos é já uma praça. Estejam atentos aos novos jogos criados pelo artista Migvel Tepes propositadamente para esta edição. Todos os dias num horário alargado a família está convidada para se juntar e tendo os jogos tradicionais por base, jogar com as marionetas.

-- Filipa Mesquita

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

Ao longo destes 21 anos afirmamos a Companhia como uma estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espetáculos apresentadas nacional e internacionalmente, quer sejam criações próprias, bem como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais. Temos como premissa dar espaço à liberdade criativa da nossa equipa artística, garantindo a existência dentro da própria estrutura de várias linguagens e diversas visões que se unem num ponto comum do desenvolvimento da arte do teatro das marionetas. A ponderação sobre a problemática das fragilidades sociais e um olhar atento sobre tradições e sobre o património são as bases da dramaturgia da estrutura que se consolidam em olhares distintos, mas simultaneamente convergentes. É fundamental o diálogo com os diferenciados públicos e a envolvência da criação nos distintos contextos e espaços, bem como a interceção entre entidades e estruturas, criando propostas multidisciplinares que visam sobretudo a comunicação artística com os públicos. Salienta-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos no programa de implementação de atividades em instituições como monumentos, museus e património edificado.

Ficha Artística

Links

Foi Assim ...