Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2024


Marottxs - Fantoche de Vara [ OFICINA ]


6 JUL 10h00 > 12h30 . SÁBADOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
6 JUL 14h00 > 16h30 . SÁBADOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
7 JUL 10h00 > 12h30 . DOMINGOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
7 JUL 14h00 > 16h30 . DOMINGOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
9 JUL 10h00 > 11h30 . TERÇAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
10 JUL 10h00 > 11h30 . QUARTAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
11 JUL 10h00 > 11h30 . QUINTAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
12 JUL 10h00 > 11h30 . SEXTAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
12 JUL 14h00 > 15h30 . SEXTAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
13 JUL 10h00 > 12h30 . SÁBADOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
13 JUL 14h00 > 16h30 . SÁBADOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
14 JUL 10h00 > 12h30 . DOMINGOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
14 JUL 14h00 > 16h30 . DOMINGOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
Marottxs - Fantoche de VaraMarottxs - Fantoche de VaraMarottxs - Fantoche de VaraMarottxs - Fantoche de VaraMarottxs - Fantoche de VaraMarottxs - Fantoche de VaraMarottxs - Fantoche de Vara

Marottxs - Fantoche de Vara

Os fantoches são marionetas de luva que em Portugal existem de há centenas de anos vindas dos teatros italianos. Durante muitos anos, muitos bonecreiros, que eram os manipuladores destes fantoches de rua, andavam de terra em terra a apresentar histórias. Partimos dessa ideia para criar uma proposta de atividade familiar ou para grupos escolares, que consiste na criação de uma marioneta com as características de um fantoche, mas à qual juntamos a técnica de manipulação com varas.

Os princípios básicos de manipulação, estão presentes nesta pequena figura, o seu andar, o seu olhar e a construção de uma personalidade que permite ao seu manipulador a expressividade que o levará ao jogo teatral.

o que o Ei! tem a dizer

Doze dias de oficinas de marionetas para grupos, crianças, jovens e famílias. Só não crias uma marioneta se não quiseres. Gostamos muito de dar a conhecer espetáculos nacionais e internacionais, mas adoramos colocar as mãos na massa, colocar toda a gente a construir e ver as salas de espetáculos, o jardim povoado por marionetas construídas pelos nossos espetadores e visitantes. Nada nos enche de mais orgulho, que aquela pergunta: “Também posso fazer?”, tão espontânea, natural e deliciosa que nos enche de orgulho, despertar consciências e sensibilidades, mas acima de tudo fazer da marioneta parte integrante do dia a dia, da vivência artística e da nossa realidade. Venham, venham, temos propostas incríveis.

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

 

Ao longo destes 22 anos afirmámos a Companhia como uma estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espetáculos apresentadas nacional e internacionalmente, quer sejam criações próprias, bem como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais.

Temos como premissa dar espaço à liberdade criativa da nossa equipa artística, garantindo a existência dentro da própria estrutura de várias linguagens e diversas visões que se unem num ponto comum do desenvolvimento da arte do teatro das marionetas. A ponderação sobre a problemática das fragilidades sociais e um olhar atento sobre tradições e sobre o património são as bases da dramaturgia da estrutura que se consolidam em olhares distintos, mas simultaneamente convergentes.

É fundamental o diálogo com os diferenciados públicos e a envolvência da criação nos distintos contextos e espaços, bem como a interceção entre entidades e estruturas, criando propostas multidisciplinares que visam sobretudo a comunicação artística com os públicos.

Salienta-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos no programa de implementação de atividades em instituições como monumentos, museus e património edificado.

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 91.5 Mb
ARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 66.8 Mb

foi assim

^