Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2024


11 Cisnes [ ESPETÁCULO ]


14 JUL 17h00 . DOMINGOAuditório Municipal de Gondomar
11 Cisnes11 Cisnes11 Cisnes11 Cisnes11 Cisnes11 Cisnes

11 Cisnes

Numa terra muito distante doze meninos tiveram de fazer a escolha mais difícil das suas vidas: viverem tranquilos, seguros, bem alimentados, mas transformarem-se em cisnes e viverem para sempre num pequeno lago… ou… enfrentarem a floresta escura e assustadora, arriscando a incerteza, o frio e a fome, mas continuarem a ser crianças, continuarem a ser quem são e partirem para imensidão de um mundo que não conhecem.

11 cisnes e a incrível história de quem superou o medo, abdicando do conforto para não perder a sua identidade.

o que o Ei! tem a dizer

Ao Ei! Marionetas regressa o Teatro Regional da Serra do Montemuro, sempre fascinados pela profunda resiliência de uma companhia de teatro que habita uma região isolada e desertificada do nosso território português. Profundamente entranhada com o desenvolvimento artístico e criativo, numa linguagem muito própria, reflexo de um território de uma identidade que pretendem conservar. Ficamos sempre muito encantados com as suas propostas que envolvem os contadores, as cenografias que em palco se transformam e sobretudo o seu caminho pela arte da marioneta nas criações que dedicam a um jovem público.

Mais uma vez temos o prazer de acolher esta companhia, certos de que esta proposta criativa apresentada nos fará viajar pela identidade pessoal, pelas escolhas de cada um, mas sobretudo pelo imaginário de um território de uma identidade cultural.

Se voar está nas nossas mãos, mantermos a rota faz parte da força constante de acreditar no futuro.

Teatro Regional da Serra do Montemuro

Trinta anos do Teatro do Montemuro a construir história e a criar histórias não acontecem de fugazes momentos de inspiração. Tem que existir uma estratégia, um pensamento estruturado que suporte o projeto para que ele tenha longevidade no tempo. Foi assim que tudo começou e é com base nesse princípio que continuará a ser.

O Teatro do Montemuro iniciou a sua atividade em 1990, trabalhando de uma forma experimental até 1995. A ausência de atividades culturais, a falta de oportunidades e o inconformismo levaram um grupo de jovens a investir a sua energia num projeto que lhes permitiria fixarem-se na sua terra. Hoje a pequena aldeia de Campo Benfeito, encravada entre os montes da Serra do Montemuro, tornou-se um local de referência na criação, difusão e programação artística.

O Teatro do Montemuro assume-se por obrigação e vocação uma companhia itinerante, que investe os seus recursos humanos e técnicos na circulação das suas produções artísticas. A companhia continua apostar na criação de textos originais contemporâneos, inspirando-se nas mais variadas situações da atualidade. Tudo acontece num processo coletivo que une autores, encenadores, cenógrafos, atores, músicos e é desta forma democrática que nascem os espetáculos. A identidade artística foi sendo criada com base nas vivências rurais, mas principalmente através da partilha humana que desde o início a companhia promove. Foram os colaboradores que contribuíram decisivamente para o crescimento da companhia a todos os níveis. Colaboradores esses que se deslocam de vários pontos do mundo, com maior incidência oriundos do Reino Unido para transmitirem as suas linhas artísticas em prol da diversidade criativa.

O Teatro do Montemuro assenta numa equipa permanente de sete pessoas. É uma estrutura sólida que investe as suas energias e os seus recursos na criação, apresentação e divulgação de novas obras artísticas.

ficha artística

TEXTO Lara Morgado
ENCENAÇÃO Eduardo Correia
INTERPRETAÇÃO Cristiana Sousa, Paulo Duarte
CENOGRAFIA E FIGURINOS Sandra Neves
DIREÇÃO MUSICAL Fernando Mota
DESENHO DE LUZ Paulo Duarte
OPERAÇÃO TÉCNICA Abel Duarte
ASSISTÊNCIA À CENOGRAFIA E FIGURINOS Carlos Cal, Conceição Almeida, Lídia Lisboa
PRODUÇÃO Abel Duarte e Sofia Macedo
COMUNICAÇÃO E ASSISTÊNCIA À PRODUÇÃO Joana Miranda
FOTOGRAFIA E VÍDEO Luís Belo
COSTUREIRAS Capuchinhas
AGRADECIMENTOS Alberto dos Santos, Delfina Rosa de luz

download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 3.2 Mb
OG-37-EVENT.PNG 2 Mb
OG-37-FACEBOOK.PNG 4.5 Mb
OG-37-INSTAGRAM.PNG 4.3 Mb
^