Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2024


Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto [ ESPETÁCULO ]


13 JUL 17h00 . SÁBADOAuditório Municipal de Gondomar
Saaraci, o Último Gafanhoto do DesertoSaaraci, o Último Gafanhoto do DesertoSaaraci, o Último Gafanhoto do DesertoSaaraci, o Último Gafanhoto do Deserto

Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto

A situação dramatizada, foi inspirada num acontecimento inusitado e real: o naufrágio de um enorme de um bando de gafanhotos que pretenderam viajar da Mauritânia para qualquer terra de salvação. Constituíram como que uma jangada com os afogados e os restantes sobreviventes conseguiram pousar em terra firme. Dessa forma iniciaram uma série de aventuras até chegar a São Vicente, a “terra sonhada”.

Assim, numa viagem cheia de aventuras, o Gafanhoto Saaraci, o último do deserto, nos leva a grandes descobertas, cruzando-se com outros companheiros da natureza, na sua viagem louca até à ilha do Gigante Adormecido.

o que o Ei! tem a dizer

Uma companhia vem de Cabo Verde, mistura-se com o Brasil e faz da cidade do Porto o seu território. Uma oportunidade de ver a linguagem de Cabo Verde, o território da palavra e uma história poética que se nos apresenta através da arte da marioneta. Imperdível!

Saaraci Coletivo Teatral

Um inovador projeto de artes performativas que tem na sua matriz uma identidade multicultural composta por elementos de vários países de língua oficial portuguesa, nomeadamente, Portugal, Brasil e Cabo Verde. Com sede na cidade do Porto, o coletivo Saaraci propõe-se trazer à cena teatral lusófona propostas diferenciadas, envolvendo vários géneros e disciplinas, com criações para todos os públicos, rompendo barreiras disciplinares, metodológicas e temáticas.

O coletivo propõe-se ser, a partir das suas criações teatrais contemporâneas, um pólo de liberdade, criatividade, contaminação e experiência. Constituído no seu núcleo por artistas com currículos vastos e reconhecidos internacionalmente, o Saaraci Coletivo Teatral vem para deixar a sua marca, com uma energia renovada. Vários teatros num palco só.

O Saaraci Coletivo Teatral pretende centrar o seu trabalho criativo na produção de uma dramaturgia contemporânea originária nos países de língua portuguesa, garantindo, ao longo do processo de criação, todo o ecossistema criativo, da escrita do texto até à apresentação e circulação, numa perspetiva de colaboração entre artistas destes países, sempre com o foco de um trabalho criativo em rede e pensado para ser efetivado em rede. Neste âmbito já tem em carteira espetáculos com textos de Caplan Neves, Yanick Fortes e Lisa Reis (jovens dramaturgos cabo-verdianos); José Luís Peixoto (escritor português) ou Luísa Queirós (artista luso-caboverdiana). Duas das produções previstas para o biénio 23-24 contemplarão a produção de espetáculos com textos de Luisa Queirós (Cabo Verde/ Portugal), Germano Almeida (Cabo Verde) e Filinto Elísio (Cabo Verde).

ficha artística

TEXTO ORIGINAL Luísa Queirós
DRAMATURGIA João Branco, Janaina Alves
ENCENAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA João Branco
INTERPRETAÇÃO Laura Branco, João Branco, Janaina Alves
MÚSICA ORIGINAL Sérgio Figueira
FIGURINOS Janaina Alves
CENOGRAFIA Luís Silva
MARIONETAS Fernando Morais & Luís Silva
ILUSTRAÇÕES Luísa Queirós
CONSULTADORIA ARTÍSTICA Teatro de Marionetas do Porto
PRODUÇÃO Saaraci Coletivo Teatral
APOIO À RESIDÊNCIA CRL Central Elétrica, Campus Paulo Cunha, Silva

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 4.5 Mb
OG-39-EVENT.PNG 1.3 Mb
OG-39-FACEBOOK.PNG 3 Mb
OG-39-INSTAGRAM.PNG 3.2 Mb
^