Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2024


Mãos de Sal - Lambe Lambe [ ESPETÁCULO ]


6 JUL 15h00 > 16h30 . SÁBADOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira
7 JUL 15h00 > 16h30 . DOMINGOMoinhos de Jancido (Moinho da Quina Moleira)
14 JUL 15h00 > 16h30 . DOMINGOCentro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues
Mãos de Sal - Lambe LambeMãos de Sal - Lambe LambeMãos de Sal - Lambe LambeMãos de Sal - Lambe Lambe

Mãos de Sal - Lambe Lambe

O teatro lambe-lambe, ou teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa o espaço cénico em escala reduzida: dentro de uma pequena caixa são representadas peças teatrais de curtíssima duração. O ator-manipulador atua através de uma das faces da caixa e o espetador assiste através de outra face, mediados por esta cenografia em miniatura, pela sonoplastia, pela iluminação e ambientação cénica que são criadas ali dentro. Trata-se, portanto, de uma peça-teatro apresentada geralmente a um espetador de cada vez, num tempo e num espaço reduzidos.

A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora lança aqui a proposta de viajarmos através do mundo das marionetas em miniatura até a um pequeno palco onde o teatro acontece de um modo profundamente individualizado. Este nosso projeto em pequena escala permite que 3 espetadores o possam apreciar em simultâneo, sendo possível assistirem ao espetáculo em família.

Foi a juntar estas memórias que preparamos mais uma proposta teatral, a partir do espetáculo “Mãos de Sal”.

Para além do espetáculo, o espetador pode ainda descobrir um conjunto de outras pequenas caixas/máquinas de cena, que pode observar, descobrir ou manipular.

o que o Ei! tem a dizer

Os fotógrafos à la minuta faziam das suas máquinas fotográficas e dos cavalinhos onde as crianças se sentavam, uma atração para todos. A fotografia estava acessível a quem quisesse, junto a locais turísticos, como praias, jardins ou monumentos. Ainda hoje os últimos e descendentes dos últimos lá estão, resistindo.

Verdade é que o espetador veio espreitar pela lente, aproximou-se da câmara e conseguiu ver lá dentro um teatro feito em miniatura que acontece diante dos seus olhos. Do mundo da fotografia e dos chamados teatros lambe lambe, … do ato de lamber as chapas fotográficas - uhgrrr, que nojo! - hoje são cada vez mais!

Ficou dessa tradição, este teatrinho maravilhoso de rua, que aqui terá a sua estreia absoluta. Este projeto é mais uma criação do Teatro e Marionetas de Mandrágora e apresenta-se como uma adaptação a uma belíssima história que fala da cidade de espinho onde a companhia possui a sua casa.

Esta criação fala do mar, do areal, do comboio, mas sobretudo de um velho pescador e dos sonhos de uma criança que entre praia e cidade deseja conhecer a vida do mar e acima de tudo conviver com piratas!

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

 

Ao longo destes 22 anos afirmámos a Companhia como uma estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espetáculos apresentadas nacional e internacionalmente, quer sejam criações próprias, bem como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais.

Temos como premissa dar espaço à liberdade criativa da nossa equipa artística, garantindo a existência dentro da própria estrutura de várias linguagens e diversas visões que se unem num ponto comum do desenvolvimento da arte do teatro das marionetas. A ponderação sobre a problemática das fragilidades sociais e um olhar atento sobre tradições e sobre o património são as bases da dramaturgia da estrutura que se consolidam em olhares distintos, mas simultaneamente convergentes.

É fundamental o diálogo com os diferenciados públicos e a envolvência da criação nos distintos contextos e espaços, bem como a interceção entre entidades e estruturas, criando propostas multidisciplinares que visam sobretudo a comunicação artística com os públicos.

Salienta-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos no programa de implementação de atividades em instituições como monumentos, museus e património edificado.

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA E ENCENAÇÃO Clara Ribeiro
TEXTO Clara Ribeiro
INTERPRETAÇÃO Beatriz Filomeno
DIREÇÃO PLÁSTICA enVide neFelibata
MARIONETAS enVide neFelibata
CENOGRAFIA enVide neFelibata, Migvel Tepes
MÚSICA CÉNICA enVide neFelibata
VOZ GRAVADA Clara Ribeiro, Beatriz Filomeno
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
AGRADECIMENTOS Fernando Graça, Firmino Gomes, José Amorim Sousa, Lurdes Amaral, Marcelo Reis, Pedro Waciel, Ti Idália "Leitona", Ti Armando "Barraca"

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 10.4 Mb
OG-3-EVENT.PNG 1.4 Mb
OG-3-FACEBOOK.PNG 3.8 Mb
OG-3-INSTAGRAM.PNG 2.7 Mb
^