Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025
Bonecos de Santo Aleixo -- Auto da Criação do Mundo [ ESPETÁCULO ]
- Centro Dramático de Évora < Évora
- M/12 . 1hr . 3€
- reserva > ticketline.sapo.pt/evento/auto-da-criacao-do-mundo-94909/sessao/117038_3870_1752352200
- Em 1981, o CENDREV iniciou o processo que levou à recuperação deste exemplar de teatro popular de bonecos do Alentejo, num processo conduzido pelo Mestre António Talhinhas que com eles trabalhou mais de quarenta anos.
Do trabalho desenvolvido então no Teatro Garcia de Resende com os bonecos, resultou naturalmente a constituição de uma “nova família” para assegurar a continuidade do trabalho que outras gerações de titeriteiros garantiram ao longo dos tempos.
Tratando-se de uma manifestação artística transmitida oralmente de geração em geração, foi particularmente importante o trabalho realizado com o poeta e mestre António Talhinhas, último titeriteiro tradicional que trabalhou com os Bonecos durante mais de quatro décadas, quer no processo de recolha e fixação de todos os textos, quer na aprendizagem da realização do espetáculo.
Com ele tudo se aprendeu, a manipulação e circulação dos bonecos, as características de cada personagem, a intervenção musical, assegurada ao vivo por uma guitarra portuguesa, a preparação do pês louro (resina de pinheiro) que garante os surpreendentes fogacheis, a feitura das pequenas velas dos anjos, a preparação das bombinhas artesanais e a utilização da candeia de azeite que garante a iluminação do retábulo onde o espetáculo acontece.
| 12 JUL 21h30 . SÁBADO | Auditório Municipal de Gondomar |
Bonecos de Santo Aleixo -- Auto da Criação do Mundo
Uma única récita para ver a história de Adão e Eva, com os episódios da sua expulsão do paraíso e da vida dos seus filhos Abel e Caim na terra. Tudo começa com o baile dos Anjinhos e fecha-se a história com um convite insólito dirigido por Caim aos diabos, depois de ser lançado no inferno.
Com sotaque alentejano e vocabulário regional já quase esquecido, não faltam os comentários mordazes de Padre Chancas e Mestre Salas a pontuar o espetáculo que decorre num pequeno retábulo iluminado por uma candeia de azeite ao som de uma guitarra portuguesa.
o que o festival tem a dizer
O Mestre Talhinhas, que tivemos o prazer de há várias décadas ver em Évora ainda no processo de transmissão da sua arte para este grupo de atores de Évora, reflete aqui um perpetuar da história que já lhe chegara ainda do século XIX no interior do nosso Alentejo.
Ao longo do tempo, os Bonecos de Santo Aleixo foram ocupando um lugar especial de destaque na valorização do património do teatro em Portugal. Os originais estão hoje patentes no Museu da Marioneta em Lisboa e é através da lembrança e também do conhecimento transmitido pelos mestres que podemos assistir ao espetáculo que possui uma forte identidade, que nos remete para um tempo, mas também para uma tradição que se perpetuou e que se deve preservar.
Estes bonecos com histórias e narrativas cheias de sotaque alentejano, ainda alumiados por candeias de azeite, com música ao vivo, manipulados por atores que os deram a mostrar por todo o território nacional e internacional finalmente chegam ao Ei! Marionetas. Um desejo finalmente alcançado de podermos partilhar tão bonita tradição, tão valioso património com os espetadores.
Centro Dramático de Évora
O CENDREV é responsável pela recuperação do importante espólio de marionetas tradicionais do Alentejo, os Bonecos de Santo Aleixo, com os quais já realizou centenas de representações no país e no estrangeiro e organiza a BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, cuja primeira edição se realizou em 1987.
Esta companhia tem sido um verdadeiro laboratório de onde têm saído profissionais que foram integrando outras estruturas profissionais no Alentejo e por todo o país. Esta prática continuada de trabalho tem implicado também a constituição de redes de contactos e parcerias com inúmeros criadores e instituições no plano nacional e internacional. Exemplos dessa prática é a criação do Circuito Ibérico de Artes Cénicas que envolve um conjunto de estruturas de criação artística de ambos os países com responsabilidades na gestão e programação de outras salas de espetáculo.
ficha artística
AUTORIA Tradição PopularINTERPRETAÇÃO Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo, Victor Zambujo
AOMPANHAMENTO MUSICAL À GUITARRA PORTUGUESA David Russo, Gil SAlgueiro Nave
links
download
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 751.1 KBOG-163 - POSTER VERTICAL.PNG 1.8 MB
OG-163-EVENTO.PNG 948.9 KB
OG-163-FACE.PNG 1.9 MB
OG-163-INSTA.PNG 1.9 MB




