Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025
Cabaret Voltaire [ ESPETÁCULO ]
- S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos < Alcobaça
- M/12 . 45mins . 3€
- reserva > ticketline.sapo.pt/evento/cabaret-voltaire-94904/sessao/117032_3870_1751747400
- Estamos na 1.ª Guerra Mundial. Os artistas Hugo Ball e Emmy Hennings refugiam-se na Suíça, país neutro no conflito. Em Zurique abrem um café a que dão o nome de Cabaret Voltaire. Aqui chegam artistas vindos de todo mundo fugidos da guerra. O Cabaret Voltaire, espaço seguro de liberdade e criação artística, é o ponto de encontro da arte de vanguarda da 1.ª metade do século XX e o local que dará origem ao movimento DADA, um dos mais importantes movimentos da história da arte contemporânea. É através do dadaísmo que pela primeira vez a marioneta é utilizada como objeto intelectual artístico, nomeadamente por várias mulheres artistas como Hanna Hoch ou Sophie Tauber, sendo esta também uma das razões fundamentais que levam a S.A.Marionetas a homenagear o movimento DADA.
Ao recriar o mítico café de Zurique como um local seguro de efervescência criativa, a S.A.Marionetas pretende falar fundamentalmente de liberdade, inovação e salvação através da arte, sobretudo em tempos tão instáveis como os que atravessamos hoje.
| 5 JUL 21h30 . SÁBADO | Auditório Municipal de Gondomar |
Cabaret Voltaire
À luz dos tempos trágicos que o mundo atravessa com uma guerra na Europa e outras tantas espalhadas pelo mundo, o espetáculo é não só uma homenagem ao movimento DADA, movimento que deu origem a vários outros movimentos importantíssimos na história da arte, como também se centra nas mulheres artistas deste movimento. Aqui ainda estamos num lugar seguro, onde a liberdade e a criatividade exaltam a arte como cura para as feridas causadas pela desestabilização estrutural de uma sociedade que mais do que nunca é global.
Aqui recriamos um refúgio aos foragidos da guerra como um local de efervescência criativa tendo por mote, a arte como salvação.
o que o festival tem a dizer
A companhia traz ao encontro um projeto recém-estreado.
O título é lugar onde as pessoas se encontravam para debater sobretudo arte, e ali entre gente que se encontrava para escapar a uma dura realidade de guerra que os envolvia começa a nascer um movimento artístico que transformaria a linguagem da Europa, a linguagem de uma época.
Nasce o movimento dadaísta onde homens e muitas mulheres que vale a pena descobrir rasgaram com conceitos artísticos que mudariam o olhar sobre a arte em si.
S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
Uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais, em português, com o objetivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas desde 1997. Nessa perspetiva, o seu trabalho passa pela investigação e a procura de novas soluções estéticas, bem como a preservação da tradição popular portuguesa através da pesquisa e continuidade na realização do Teatro D. Roberto. Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espetáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta.
A companhia organiza, desde 1998, o Festival de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” em Alcobaça, onde está sedeada. Desde 2015 o festival é distinguido com o “EFFE Label”. Tem participado em Festivais em Portugal, e representou o país em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Angola, Tunísia, Turquia, São Tomé, Áustria, Irão, Tailândia, Rússia, Timor, EUA, Brasil, etc. Desde 1997 criou 57 produções originais com mais de 2800 apresentações. Em 2005 foi-lhe atribuído o prémio de mérito cultural das artes e espetáculo “Troféu Afonso Lopes Vieira”. Já recebeu 15 prémios internacionais e nacionais e várias nomeações e louvores pelo seu trabalho. Produziu e coproduziu óperas, bailados, teatro, cinema e televisão, sempre com marionetas.
ficha artística
ORIGINAL José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença VinagreENCENAÇÃO E MANIPULAÇÃO José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre
CONSTRUÇÃO E FIGURINOS DAS MARIONETAS Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre
OBJETOS DE CENA E ESTRUTURAS CÉNICAS José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira
COSTUREIRA Olinda Lopes
SONOPLASTIA José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre
REGISTO FOTOGRÁFICO Rodrigo Moreira
REGISTO VÍDEO Olho de Boi
PESQUISA Natacha Costa Pereira
PRODUÇÃO Beatriz Pires, S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
APOIO República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes no âmbito da modalidade Apoio a Projetos - Criação e Edição (2023), Município de Alcobaça
links
- facebook.com/samarionetasteatroebonecos
- instagram.com/samarionetas
- samarionetas.com
- youtube.com/@samarionetas
download
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 1.5 MBARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 241.1 MB
OG-165 - POSTER VERTICAL.PNG 608.5 KB
OG-165-EVENTO.PNG 301.5 KB
OG-165-FACE.PNG 779.2 KB
OG-165-INSTA.PNG 717.4 KB
foi assim
Que agradável noite foi aquela a que recebeu este espetáculo da companhia de Alcobaça, S.A.Marionetas. Uma proposta diferenciadora, muito bem acolhida pelo público, além da sátira e do conhecimento que lançam, nesta criação teatral, sobre um movimento artístico a que chamamos o dadaísmo e que através de um universo pictórico, de objetos, de sonoridades inusitadas, nos foram transportando para uma dimensão e uma época que merecem uma grande reflexão.
Num jogo de objetos, perspetivas, planos, textos, vamos descobrindo o quão este movimento foi importante para quebrar com um conjunto de regras pré-estabelecidas, rasgar normas que lançaram não só a arte da marioneta como elemento de valor na dimensão teatral, a valorização da mulher artista, além de uma ampla proposta que com certeza rasga ainda hoje com muitas das normas, que por vezes fazem uma certa sacralização do palco.
Foi muito interessante perceber ao longo do espetáculo, que nos era apresentada, a forma como as marionetas na sua profunda simbologia dialogam com o espetador e observar também como a plasticidade sonora, pode misturar som e manipulação de objetos ao vivo.
Sem dúvida foi uma aposta muito bem sucedida desta companhia, que acompanhamos desde o nascimento do Teatro e Marionetas de Mandrágora. Uma equipa artística que tem desenvolvido inúmeras propostas diferenciadoras, tanto na perspetiva da valorização do património tradicional do teatro de fantoches, o Teatro Dom Roberto, bem como apostando em escalas, dimensões e plataformas distintas.
Foi uma agradável noite, sem dúvida, que nos deixou muito satisfeitos e onde o público mais jovem saiu afirmando que haviam visto um espetáculo que lhes dava a conhecer o mundo do dadaísmo, que eles não sabiam que existia e assim distintas funções da criação artística são colocadas no mesmo plano. Para o Ei! Marionetas é sempre muito importante dar a conhecer os diversos trabalhos pouco normativos que as companhias de teatro de marionetas vão desenvolvendo pelo país e que neste Encontro se podem observar como uma gama diversa de cores e de linguagens.

