Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025


Monstros Marinhos [ OFICINA ]


5 JUL 10h00 > 12h30 . SÁBADO . [ ESGOTADO ]Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
5 JUL 14h00 > 16h30 . SÁBADOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
6 JUL 10h00 > 12h30 . DOMINGOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
6 JUL 14h00 > 16h30 . DOMINGO . [ ESGOTADO ]Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
8 JUL 10h00 > 11h30 . TERÇAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
9 JUL 10h00 > 11h30 . QUARTA . [ ESGOTADO ]Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
10 JUL 10h00 > 12h30 . QUINTAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
10 JUL 14h00 > 16h30 . QUINTAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
11 JUL 10h00 > 11h30 . SEXTAJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
12 JUL 10h00 > 12h30 . SÁBADO . [ ESGOTADO ]Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
12 JUL 10h00 > 12h30 . SÁBADOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
12 JUL 14h00 > 16h30 . SÁBADOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
13 JUL 10h00 > 12h30 . DOMINGOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
13 JUL 14h00 > 16h30 . DOMINGOJardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira”
Monstros MarinhosMonstros MarinhosMonstros MarinhosMonstros MarinhosMonstros MarinhosMonstros Marinhos

Monstros Marinhos

Será um peixe, será um golfinho, será um monstro?

Por vezes está mesmo à nossa frente, a imagem que nos lança para uma atividade lúdica e pedagógica. Uma imagem que podemos encontrar na antiga Fábrica Brandão Gomes, o atual Museu Municipal de Espinho, bem como em diversas esculturas da cidade, além da sua presença em todo o país. Se a sua origem é incerta, sabemos que a Fábrica Brandão Gomes a usou como imagem de marca.

Só podemos imaginar o nosso encontro com estas criaturas ali na praia. E imaginar é algo que fazemos tão bem.

Esta é uma oficina de construção de marionetas que parte do imaginário do território, da sua identidade para nos aproximarmos e usarmos esta relação como material de jogo teatral e de apropriação da identidade de um lugar.

o que o festival tem a dizer

Saltando das águas do Rio Douro trazemos estas criaturas aquáticas feitas de distintos materiais e que convidamos os participantes a dar vida, cor, imagem e a tornarem-se os seus marionetistas. Uma atividade lúdica e pedagógica dedicada à criança, mas sobretudo dedicada a um fazer em conjunto com aqueles que o acompanham nas atividades previstas para este encontro.

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

 

Ao longo destes 22 anos afirmámos a Companhia como uma estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espetáculos apresentadas nacional e internacionalmente, quer sejam criações próprias, bem como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais.

Temos como premissa dar espaço à liberdade criativa da nossa equipa artística, garantindo a existência dentro da própria estrutura de várias linguagens e diversas visões que se unem num ponto comum do desenvolvimento da arte do teatro das marionetas. A ponderação sobre a problemática das fragilidades sociais e um olhar atento sobre tradições e sobre o património são as bases da dramaturgia da estrutura que se consolidam em olhares distintos, mas simultaneamente convergentes.

É fundamental o diálogo com os diferenciados públicos e a envolvência da criação nos distintos contextos e espaços, bem como a interceção entre entidades e estruturas, criando propostas multidisciplinares que visam sobretudo a comunicação artística com os públicos.

Salienta-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos no programa de implementação de atividades em instituições como monumentos, museus e património edificado.

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 63.6 MB
ARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 183.7 MB

foi assim

^