Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025
Retábulos Mecânicos [ ESPAÇO DE JOGO ]
- Peus de Porc < CATALUNHA
- todo o público . acesso gratuito
| 12 JUL 10h00 > 13h00 . SÁBADO | Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira” |
| 12 JUL 15h00 > 17h00 . SÁBADO | Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira” |
| 13 JUL 10h00 > 13h00 . DOMINGO | Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira” |
| 13 JUL 15h00 > 17h00 . DOMINGO | Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira” |
Retábulos Mecânicos
As máquinas de arcada chegaram às ruas e encontraram os bonecos!
O teatro de marionetas mecânicas oferece a oportunidade de manipular bonecos enquanto tenta vencer o jogo contra o seu adversário.
Diferentes rotinas irão testar as suas habilidades.
O teatro de marionetas mecânicas consiste em vários teatros de marionetas de luva que podem ser manipulados pelo público através de alavancas e botões, como nas antigas máquinas de bar.
O teatro de marionetas mecânicas funciona em jogos. Dois jogadores podem usar alavancas para derrubar um ao outro, e o público pode apreciar o jogo como se estivesse a assistir a um espetáculo de marionetas.
A estética dos teatros é no estilo dos teatros ingleses Punch & Judy (com um esquema de cores diferente para cada um), e a combinação de madeira e ferro confere às máquinas um estilo retro.
Cada teatro de luva representa uma rotina diferente inspirada no teatro tradicional de marionetas.
o que o festival tem a dizer
Esta companhia que nos chega desde a Catalunha, traz até ao Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar uma proposta que amplia uma dimensão que o próprio Encontro promove. O espaço do jogo e a fruição autónoma de objetos e pequenas dinâmicas teatrais, que incitam o participante a uma atitude ativa perante a proposta.
Quer tenha sido através dos nossos jogos ou quer através do nosso “O Mais Maior Grande Dom Roberto” presente durante várias edições deste Encontro, esta proposta, que nos chega sob a forma de teatros mecânicos, alia a imagem que remete para o teatro tradicional de fantoches, o nosso Teatro de Robertos, bem como para as barracas de praia que povoam as nossas praias nortenhas.
Aqui, existe um espaço público onde cada um dos espetadores, sozinho ou a pares, pode jogar mecanicamente manipulando as marionetas que nos remetem para essas personagem tipo do nosso teatro de robertos. Os diabos, os fantoches, os bastões, que se conjugam entre si, em lutas hercúleas, que os tanto caracterizam. Esta criação é uma proposta de fruição pública autónoma, onde cada participante pode ir experimentando, usufruindo dos objetos que estão ao longo de dois dias implementados no espaço público do Encontro.
Fazem-nos lembrar as antigas máquinas arcada dos salões de jogos e estamos em crer que O Jogo é assim uma forma intermédia de manipulação de marionetas.
É sem dúvida importante a arte da marioneta estar presente no palco mas também sair para o exterior, tratando-se ainda por cima de um Encontro que acontece numa época tão deliciosa como é o verão.
Peus de Porc
Xesco Quadras combina os seus conhecimentos de engenharia com o mundo das marionetas há mais de dez anos.
Em 2013, criou a companhia Peus de Porc, com a qual lançou o seu espetáculo “A taula!”, vencedor do Prémio FETEN de Melhor Espetáculo de Marionetas 2015 e do Prémio Amigos de Titeremurcia 2015. Em 2017, apresentou “I-MAG 341, un coet per fer volar la imaginació” (I-MAG 341, um foguete para fazer voar a imaginação), que ganhou o prémio “DRAC D'OR A LA MILLOR ESCENOGRAFIA” (DRAC D'OR PARA MELHOR CENOGRAFIA) na Feira de Marionetas de Lleida de 2017 “Pelo trabalho meticuloso e impecável no desenvolvimento de uma proposta arriscada.”
ficha artística
IDEIA, CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO Xesco Quadraslinks
download
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 1.4 MBARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 151.9 MB
OG-177-EVENTO.PNG 1 MB
OG-177-FACE.PNG 3.3 MB
OG-177-INSTA.PNG 2.2 MB
foi assim
Sendo o espaço ao ar livre um lugar privilegiado para apresentação de projetos, ao longo destes onze anos temos utilizado a área envolvente entre o Auditório Municipal de Gondomar e a Biblioteca Municipal de Gondomar para espetáculos, oficinas e espaços lúdicos.
Este ano, além das oficinas, dos espaços de lazer e descanso, dos espaços de apresentação de espetáculos, tivemos também o prazer de acolher este artista que chega da Catalunha e que preparou, com grande engenharia, um conjunto de jogos que interagem com a marioneta enquanto objeto de brincadeira autónoma. É de facto uma grande engenharia a que leva à construção destas pequenas barracas que nos fazem lembrar as barracas do teatro Dom Roberto, sendo que em cada uma delas, um ou dois manipuladores mediante manípulos, manivelas ou engrenagens podem acionar as diversas figuras, o padre e os diabos, o toureiro e o touro, a rosa e namorados, o Roberto e o barbeiro, entre muitos outros. É de uma criatividade extraordinária a junção de manípulos que comandam estas figuras, que interagem entre si, sendo que as mesmas têm além do movimento, o som que amplia a dimensão das ações. É realmente um projeto incrível que nos é apresentado de uma forma que talvez se possa considerar que fica no limiar entre a escultura, a máquina e os autómatos. Existe uma semelhança profunda com o teatro Dom Roberto. As barracas têm as riscas das nossas tão conhecidas barracas de praia, e podemos ficar a conhecer todas aquelas que são as personagens que constituem as histórias deste teatro popular. Consideramos que esta proposta foi um sucesso, junto do público que ao longo de dois dias esteve presente neste Encontro.





