Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025
Lobo Mau [ ESPETÁCULO ]
- Red Cloud Teatro de Marionetas < Aveiro
- M/3 . 45mins . acesso gratuito
- Cada Ovelha tem um Lobo. Cada Lobo tem 1002 Ovelhas… E se uma Ovelha tiver 1002 Lobos? E se cada Lobo tiver uma Ovelha? É a mesma coisa? Quantos Lobos tem um Homem?
| 5 JUL 10h00 . SÁBADO [ NOVO HORÁRIO ] | Auditório Municipal de Gondomar |
Lobo Mau
Lobo Mau é um espetáculo de teatro centrado na exploração das possibilidades de comunicação através de uma linguagem visual geradora de diferentes significados, para o público familiar e para o público em geral.
Espetáculo que cruza teatro, teatro de marionetas, desenho animado e música. Imagens que às vezes flutuam, voam, ficam a pairar, e caem com todo o peso da gravidade, com a força de um carimbo, entre o absurdo e o surreal, espelhando o insólito de lupa na mão. Apresentado sem texto, numa dinâmica de comédia visual e uma constante interligação entre o intérprete e o desenho animado em projeção.
o que o festival tem a dizer
Misturando técnicas e universos digitais, entre o movimento da imagem e o movimento da marioneta-ator, existe uma pequena distância. Este espetáculo mostra-nos um trabalho de intensa exploração sobre o modo de olharmos o lobo como animal, como metáfora, convidando o espetador a desmistificar conceitos e preconceitos.
Red Cloud Teatro de Marionetas
Uma companhia portuguesa fundada em 2013. Premiada e com sólido percurso profissional artístico, apresenta-se a crianças e adultos com a criação e circulação de espetáculos, serviço educativo e programação Motus Imago marionetas, formas e coisas em movimento.
Tendo como ponto de partida a experiência cinemática e com base no mote “coisas em movimento”, amplia e desenvolve a sua linguagem artística. Num limbo entre a tradição e a contemporaneidade cumpre a missão de preservação, divulgação e circulação da tradição popular portuguesa de marionetas “Teatro Dom Roberto”.
ficha artística
DIREÇÃO Sara Henriques, Rui RodriguesDESENHO DE MARIONETAS E ANIMAÇÃO João Apolinário Mendes
MÚSICA Pedro Cardoso
INTERPRETAÇÃO Sara Henriques
DESENHO DE LUZ E CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS Rui Rodrigues
FIGURINOS Pedro Ribeiro
ASSISTÊNCIA TÉCNICA João de Matos
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO Ana Gavina
PRODUÇÃO Red Cloud Teatro de Marionetas
CO-PRODUÇÃO Cineteatro de Estarreja
APOIO Companhia financiada pelo Governo de Portugal – Cultura / Direção-Geral das Artes no biénio 2025/2026
links
- redcloudmarionetas.com
- facebook.com/Redcloudmarionetas
- instagram.com/redcloudmarionetas
- linkedin.com/in/red-cloud-teatro-de-marionetas-6956a9126
- youtube.com/@redcloudteatrodemarionetas1507
download
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 3.6 MBARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 152.9 MB
OG-159-EVENTO.PNG 929.2 KB
OG-159-FACE.PNG 2.3 MB
OG-159-INSTA.PNG 1.7 MB
foi assim
Foi um início de Encontro atípico, mas sabemos que por vezes todos temos de nos moldar às circunstâncias menos felizes que afetam a comunidade e que exigem a devida homenagem. Assim arrancou o Ei! no dia de sábado com o espetáculo “Lobo Mau” da companhia Red Cloud Teatro de Marionetas.
Sem dúvida, esta companhia tem-se pautado por trabalhos de excelência, onde a convergência de diferentes técnicas e dimensões apoiam-nos na certeza de que o trabalho que tem desenvolvido, tem o reconhecimento de todos. É um trabalho que merece ter um acompanhamento ativo, pois é claro que o empenho dedicado à construção destas criações nos mostra um esforço e uma dedicação, sem dúvida, repletas de precisão, de uma narrativa que é o reflexo de um pensamento profundo, e que se verifica, com certeza, na apresentação ao público. A sua linguagem é contemporânea, e leva-nos muitas vezes a ponderar, que aquilo que vemos, vai para além daquilo que observamos, e sentimos uma constante experimentação que se alia à exploração de novas linguagens cujo resultado está patente.
Para o Encontro é importante que as propostas que constam da programação se revejam na identidade programática que este ano incide sobre a exploração de técnicas, mecanismos, dimensões mecânicas e as suas possíveis implementações na cena. É também fundamental para nós, enquanto Ei!, podermos ter um público alargado, considerando fundamental o investimento de formação, manutenção dos públicos de diferentes faixas etárias, numa mesma proposta cultural. Deste modo sentimos haver uma contribuição direta para uma convergência comunitária da qual a arte deve ser um forte aliado.




