Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025


I-HUMAN [ ESPETÁCULO ]


6 JUL 17h00 . DOMINGOAuditório Municipal de Gondomar
I-HUMANI-HUMANI-HUMAN

I-HUMAN

Num futuro não muito distante, dominado pela selva tecnológica, alienação associada e onde apenas o capital e o consumo se impõe. L.I.A. um robô, tenta encontrar o seu lugar na sociedade. Nesta viagem, a sua interação com os humanos, revela-se mais difícil do que alguma vez imaginara. L.I.A. tem liberdade de pensamento e diferentes valores.

Será ela capaz de se integrar neste mundo? Ou será que algo tem de mudar?

o que o festival tem a dizer

A constante busca experimentalista dos artistas leva-nos muitas vezes a processos de construção de imagens e de mecânicas completamente diferenciadoras, onde tecnologia mistura universos 2D e 3D. Sociedades habitadas por figuras tecnológicas, que muitas vezes se assemelham aos humanos e reproduzem o seu comportamento, levando-nos a questionar onde estará a humanidade destas figuras.

Este espetáculo é uma experiência, uma profunda experimentação entre universos tecnológicos e desafios digitais, mantendo sempre o comportamento humano como ponto de origem para a ponderação sobre a génese da inteligência tecnológica artificial e humana. É sem dúvida uma proposta desafiadora que estamos certos de poder trazer um conjunto de questões prementes na sociedade dos nossos dias.

ANYMAMUNDY – Teatro de Rua e Criação plástica

 

ANYMAMUNDY é um projeto independente vocacionado para artes do espetáculo, visa promover e inovar no âmbito das intervenções de rua, explorando espaços físicos, públicos e temáticas não convencionais, aliando artes performativas às artes plásticas.

O projeto ANYMAMUNDY deu os primeiros passos em 1998, resultante da união entre dois artistas plásticos, Pedro Estevam e Marisa Vieira. Inicialmente orientado para uma vertente exclusivamente plástica, explora a escultura, modelagem e pintura através da produção de peças artesanais e da criação de decoração para espaços e eventos. Em 2001 alia-se ao teatro performativo com o qual estabelece uma imediata ligação, desde então e apostando numa formação multidisciplinar, passando pelas artes circenses, dança e movimento, música, voz e interpretação, o projeto desenvolve abraçando várias componentes da arte do espetáculo.

Entre 2010 e 2017, recebeu no seu laboratório de FX estágios de alunos do curso de maquilhagem e efeitos especiais da escola IKASLAN, através da EUROYOUTH, inseridos no projeto LEONARDO DA VINCI. Ao nível dos estágios, acolheu também alunos das oficinas do Chapitô.

ficha artística

ENCENAÇÃO Tommy Luther Hughes
INTERPRETAÇÃO Pedro Estevam
TEXTO Marisa Vieira
MARIONETA Pedro Estevam
FIGURINOS Marisa Vieira

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 4.9 MB
ARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 128.6 MB
OG-164 - POSTER VERTICAL.PNG 1.9 MB
OG-164-EVENTO.PNG 858.4 KB
OG-164-FACE.PNG 1.6 MB
OG-164-INSTA.PNG 1.8 MB

foi assim

I-HUMAN teve a sua estreia no Auditório Municipal de Gondomar. Nesta relação muito próxima que esta edição do Encontro teve com a companhia Anymamundy, estabelecemos aqui um projeto amplo que constou de uma formação, realizada no início da temporada de programação do Ei! Marionetas, sendo que agora em plena programação acolhemos a apresentação desta criação cujo desenvolvimento temos vindo a acompanhar.

O Pedro Estevam tem feito diversas explorações, que misturam e dão corpo a marionetas que agregam em si mecanismos, programação, robótica, processos digitais, o que por si é uma criação repleta de inúmeros desafios. Durante o espetáculo vemos uma personagem, robô, que vai criando uma profunda empatia com as imprecisões e as imperfeições que tanto caracterizam a qualidade humana. Numa extraordinária manipulação onde a projeção vídeo atua diretamente, interagindo com este robô, criando distintos universos numa manipulação exímia onde o detalhe não é descurado. Vemos assim uma figura que vem apontando caminhos que nos aproximam muito deste pensamento atual da presença de inteligência artificial. Ao longo do espetáculo, vai criando momentos de tensão, sempre neste jogo de quem manipula quem, e questionamo-nos se o que está a desenrolar-se será um ato real ou um ato previamente preparado e assim criando uma ilusão extraordinária.

Estamos em crer que este é um espetáculo que aponta diversos caminhos e que nasce do investimento muito pessoal destes artistas. Um projeto ao qual desejamos profundamente uma continuidade, um desenvolvimento e uma ampla digressão. Estamos em crer que, sem dúvida, este é o primeiro passo de um projeto que merece ser observado. Alguns artistas encerram em si possibilidades e descobertas de universos artísticos distintos, e a toda a hora ficamos surpreendidos pela sua criatividade, pela sua entrega e pela sua generosidade, o que nos deixa sempre crentes de que este caminho artístico é sobretudo uma necessidade de bem-estar pessoal.

Foi muito interessante ver a nossa sala repleta de um público muito empenhado, muito atento, muito contagiado pela dimensão do que se estava a desenrolar em palco e sem dúvida acreditamos que este artista, esta estrutura merece um olhar atento por parte dos programadores culturais que certamente irão ser surpreendidos, por um conjunto de elementos que são reflexo de um pensamento muito atual.

Agradecemos profundamente este momento que engrandeceu a programação deste Encontro. Estamos certos que esta equipa merece sem dúvida uma atenção e uma valorização cuidada.



^