Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora

Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025


Queres que eu te conte? [ ESPETÁCULO ]


5 JUL 17h00 . SÁBADO . [ ESGOTADO ]Auditório Municipal de Gondomar
Queres que eu te conte?Queres que eu te conte?Queres que eu te conte?Queres que eu te conte?Queres que eu te conte?

Queres que eu te conte?

Mas afinal, de onde vem esta história? E de onde vêm todas as outras histórias que conhecemos e que saltam de boca em boca?

Puxa, puxa o fio da dobadoira,

Agora faz um novelo

enrola, enrola e desenrola.

Vais ver que os sons, as palavras e as histórias nascem do coração da dobadoira.

Queres ouvir?

o que o festival tem a dizer

O Ei! Marionetas acolhe esta criação como quem recebe um contador de histórias que vem ao nosso encontro para juntos ouvirmos e saborearmos o prazer da narração. Os objetos aqui adquirem uma dimensão simbólica, de memória, numa criação artística dedicada ao público mais jovem.

É com grande prazer que recebemos uma grande companhia, que muito admiramos pelo trabalho de descentralização cultural que tem empenhado ao longo destes anos e feito de Tondela um palco teatral criando valor de imensa importância. É um imenso prazer acolher o Trigo Limpo Teatro ACERT e por isso, e por tantas outras razões, é imperdível assistir ao espetáculo e responder: Sim, eu quero que me contes.

Trigo Limpo Teatro ACERT

Desde a sua formação, em 1976, tem vindo a afirmar-se como uma companhia teatral apostada na descoberta de interseções entre as distintas linguagens artísticas e do espetáculo, como forma de potenciar uma intervenção teatral experimental, consequente, criativa e socialmente integrada numa intervenção cultural comunitária.

ficha artística

CONCEÇÃO E INTERPRETAÇÃO Ilda Teixeira
DIREÇÃO ARTÍSTICA Pompeu José
FIGURINOS Filipa Malva
PRODUÇÃO Trigo Limpo Teatro ACERT

links


download

ARQUIVO IMAGEM GALERIA 2.3 MB
ARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 97.5 MB
OG-167 - POSTER VERTICAL.PNG 2.6 MB
OG-167-EVENTO.PNG 1.1 MB
OG-167-FACE.PNG 3.4 MB
OG-167-INSTA.PNG 2.4 MB

foi assim

Esgotou a sala, para escutar a estória desta contadora maravilhosa que encantou o público com pequenos objetos e jogos de palavras. “Pode ser?”, histórias tradicionais portuguesas que nos trazem para a intimidade da partilha de estórias desta senhora gentil que nos vai desfiando novelos de contos numa dinâmica delicada, que partilha e afaga o público como uma mão afaga os seus filhos.

Que bom momento, íntimo, delicado, tão deliciosamente contado, onde as palavras desfiam, onde a luz e as texturas da cena levam-nos para dentro da casa de pedra de aldeia de uma contadora, numa das lojas onde se trabalha a lã, dobando com a dobadeira que nos lança o fio em forma de estórias... Um lugar onde a lã e os novelos são figuras, objetos, intenções, ovelhas, onde o corpo se vai emprestando à história a cada momento. Uma sala cheia de boa energia.

E no final falou-se dos muitos anos que unem a ACERT e o Teatro e Marionetas de Mandrágora, numa relação e identidade que por vezes se aproximam e onde o ofício se mistura com a amizade profunda comum.



^