Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2025
Queres que eu te conte? [ ESPETÁCULO ]
- Trigo Limpo Teatro ACERT < Tondela
- M/3 . 50mins . 3€
- reserva > ticketline.sapo.pt/evento/queres-que-eu-te-conte-94903/sessao/117031_3870_1751731200
- Queres que te conte? é um projeto de narração oral, um encontro com a memória e com a tradição social e humana, uma experiência coletiva para ouvir e contar histórias, funcionando como um eixo unificador entre duas gerações. Por um lado, uma geração sábia, vivida e experiente que, como um livro é, não só, guardadora de histórias, de palavras, de canções, de saberes e valores, mas também de arquétipos que é preciso valorizar, transmitir e passar como um testemunho; e, por outro lado, uma geração mais nova, de mente fresca, ávida e curiosa, que se pretende despertar através de uma experiência coletiva de escuta e vivência dos contos e histórias e cuja imaginação, criatividade e linguagem verbal e sensitiva é importante estimular.
| 5 JUL 17h00 . SÁBADO . [ ESGOTADO ] | Auditório Municipal de Gondomar |
Queres que eu te conte?
Mas afinal, de onde vem esta história? E de onde vêm todas as outras histórias que conhecemos e que saltam de boca em boca?
Puxa, puxa o fio da dobadoira,
Agora faz um novelo
enrola, enrola e desenrola.
Vais ver que os sons, as palavras e as histórias nascem do coração da dobadoira.
Queres ouvir?
o que o festival tem a dizer
O Ei! Marionetas acolhe esta criação como quem recebe um contador de histórias que vem ao nosso encontro para juntos ouvirmos e saborearmos o prazer da narração. Os objetos aqui adquirem uma dimensão simbólica, de memória, numa criação artística dedicada ao público mais jovem.
É com grande prazer que recebemos uma grande companhia, que muito admiramos pelo trabalho de descentralização cultural que tem empenhado ao longo destes anos e feito de Tondela um palco teatral criando valor de imensa importância. É um imenso prazer acolher o Trigo Limpo Teatro ACERT e por isso, e por tantas outras razões, é imperdível assistir ao espetáculo e responder: Sim, eu quero que me contes.
Trigo Limpo Teatro ACERT
Desde a sua formação, em 1976, tem vindo a afirmar-se como uma companhia teatral apostada na descoberta de interseções entre as distintas linguagens artísticas e do espetáculo, como forma de potenciar uma intervenção teatral experimental, consequente, criativa e socialmente integrada numa intervenção cultural comunitária.
ficha artística
CONCEÇÃO E INTERPRETAÇÃO Ilda TeixeiraDIREÇÃO ARTÍSTICA Pompeu José
FIGURINOS Filipa Malva
PRODUÇÃO Trigo Limpo Teatro ACERT
links
download
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 2.3 MBARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 97.5 MB
OG-167 - POSTER VERTICAL.PNG 2.6 MB
OG-167-EVENTO.PNG 1.1 MB
OG-167-FACE.PNG 3.4 MB
OG-167-INSTA.PNG 2.4 MB
foi assim
Esgotou a sala, para escutar a estória desta contadora maravilhosa que encantou o público com pequenos objetos e jogos de palavras. “Pode ser?”, histórias tradicionais portuguesas que nos trazem para a intimidade da partilha de estórias desta senhora gentil que nos vai desfiando novelos de contos numa dinâmica delicada, que partilha e afaga o público como uma mão afaga os seus filhos.
Que bom momento, íntimo, delicado, tão deliciosamente contado, onde as palavras desfiam, onde a luz e as texturas da cena levam-nos para dentro da casa de pedra de aldeia de uma contadora, numa das lojas onde se trabalha a lã, dobando com a dobadeira que nos lança o fio em forma de estórias... Um lugar onde a lã e os novelos são figuras, objetos, intenções, ovelhas, onde o corpo se vai emprestando à história a cada momento. Uma sala cheia de boa energia.
E no final falou-se dos muitos anos que unem a ACERT e o Teatro e Marionetas de Mandrágora, numa relação e identidade que por vezes se aproximam e onde o ofício se mistura com a amizade profunda comum.




