Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2022

O Urso que Não Era | ESPETÁCULO DE MARIONETAS

Sinopse

"O Urso Que Não Era” é a história de um urso que vivia numa floresta.

“Quando os gansos migram para sul e as folhas das árvores ficam amarelas, vermelhas ou castanhas e começam a cair, o Urso procura um lugar para dormir, dormir o seu sono de inverno, hibernar até a primavera...” normal e de acordo com a sua natureza. Mas, enquanto dorme, tudo vai mudar... e quando acordar na primavera, espera-lhe uma grande surpresa...

Uma analogia brilhante à época, mas muito atual tanto pela crítica à perda de identidade individual, como também, e intrinsecamente, pela abordagem ao capitalismo, a indiferença e a diferença, as rotinas, a poluição e destruição da natureza.

Este apelo à reflexão de uma forma tão cómica é soberbo. Quem somos? Ursos? Homens tontos? Ou o quê?

Márcia Leite [ Portugal / Viseu ]

Nasceu em Belo Horizonte, Brasil (1974). Em 1990 foi parar a Viseu, cidade onde descobre um grupo de teatro de fantoches, o seu interesse e gosto pelo teatro e pelas marionetas nasce aí e a acompanha até hoje.

Em 2012, conclui o mestrado em Artes Performativas na ESEV, cujo projeto final foi o mote para o desenvolvimento de vários trabalhos com a comunidade – "Criação Artística Multidisciplinar 'Projeto Comunidade'", assumindo-se a partir desse momento como performer e criadora artística.

Encenou diversas criações e integrou como intérprete, espetáculos e performances da sua autoria bem como encenados por outros criadores para a Zunzum – Associação Cultural.

Atualmente, também é professora convidada da Escola Superior de Educação de Viseu.

Tem dado continuidade à sua formação, e trabalho, procurando novas abordagens e perspetivas da criação artística e na sua importância para a cultural e arte.

Ficha Artística

Downloads