Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2023

Palhinhas, a História de um Espantalho | ESPETÁCULO DE MARIONETAS

Palhinhas, a História de um Espantalho

A partir da adaptação do conto "O Espantalho Palhinhas", de Cláudia Pereira, este espetáculo pretende explorar a pluralidade de opções que o lixo pode assumir, quando para ele olhamos de uma perspetiva útil e criativa. Para tal, teremos marionetas feitas a partir de lixo, instrumentos musicais e cenografia toda feita a partir de objetos diversos, que em outro contexto iriam parar ao lixo. Através do conceito de upcycling, presente na sua vertente estética e pedagógica, este espetáculo é uma viagem pelo mundo da música e das formas animadas, onde o lixo pode ser tudo e tudo pode ser lixo.

Era uma vez um espantalho que encontrou uma tartaruga.

Era uma vez uma casa-canudo que deambulava pelos oceanos.

Um mar de plástico e um presidente escamudo.

Um monte de resíduos e um bacalhau trombudo.

No areal, vestígios da Humanidade.

No fundo do mar, uma comunidade que se reinventa.

Uma aventura pelo universo marinho que se permite olhar para os resíduos acumulados no fundo do mar, unindo os seus habitantes na procura de um benefício comum.

Apresentação

Desde Caminha, a companhia Krisálida chega ao Encontro com uma proposta criativa plena de sentido poético onde a nossa relação com a natureza tem a sua génese. A consciência ambiental é um pilar fundamental!

-- Filipa Mesquita

Krisálida

A Krisálida tem no nome o que lhe espelha a condição profunda. Tem o nome que lhe é devido, porque transforma as ideias em espetáculos, porque se aventura sem pensar e porque se desenvolve criativamente como a larva na sua crisálida até se transformar em borboleta. Ainda é jovem e encontra-se na fase da larva, mas tem a vontade de crescer e se transformar em borboleta, porque Caminha é a sua casa, mas o mundo é o seu palco!

A Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho surge em outubro de 2014, enquanto companhia de teatro profissional para contribuir para a dinamização cultural da região onde está sediada. Na sua génese tem o objetivo de promover atividades artísticas, teatrais e musicais, em Portugal e no estrangeiro, através da criação, produção, acolhimento, circulação, exibição, formação, registo, edição e demais meios, nas demais artes cénicas e performativas.

Enquanto companhia profissional de teatro com sede em Caminha, Viana do Castelo, a Krisálida pretende captar públicos através de uma estratégia assente na estreita relação com as comunidades locais, procurando descentralizar e democratizar o acesso ao teatro a todos. Com esse propósito, a Krisálida cria espetáculos de teatro que possam chegar a espaços não convencionais e ser apresentados nos mais diversos locais, com qualidade estética e artística e que falam sobre assuntos que nos parecem importantes e pertinentes e que nos movem como cidadãos e artistas.

A companhia cria ainda espetáculos com um cariz pedagógico para circular pelas escolas do distrito, desenvolve oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos e promove uma mostra regular de teatro de marionetas, a MALUGA – Festa da Marioneta Luso Galaica. Para além disso, acolhe companhias teatrais nacionais e internacionais de forma a conhecer e dar a conhecer o trabalho artístico feito pelos seus pares.

Ficha Artística

Links

Downloads